Yago Santiago, enxadrista

Yago Santiago

Yago de Moura Santiago nasceu no Recife, em 17 de maio de 1992.

Aprendeu a jogar xadrez aos oito anos, com o pai, Vandeck Santiago.

Em 22 de junho de 2012 sagrou-se vice-campeão do Campeonato Sul-Americano de Xadrez Sub-20, disputado em Assunção (Paraguai). Com o resultado Yago tornou-se automaticamente Mestre Internacional (MI) de Xadrez – o primeiro enxadrista em atividade no Nordeste a conseguir tal feito. Ele acabou o Sul-Americano empatado em número de pontos (sete) com outro brasileiro, Evandro Amorim Barbosa, de Minas Gerais. No critério desempate, Evandro ficou o título de campeão, e Yago, de vice.

Antes do êxito no Sul-Americano, Yago havia conquistado títulos importantes no Brasil, sempre disputando torneios de adultos.

Foi campeão pernambucano em 2009, aos 17 anos.

No mesmo ano conquistou o título de campeão paraibano – no xadrez os jogadores podem participar de campeonatos estaduais em estados diferentes do seu.

ornou-se em seguida bicampeão nordestino, em 2009 e 2010, vencendo as duas edições de forma invicta. Já ganhou três Abertos do Brasil (torneios nacionais em que a participação é livre a todos os enxadristas, sejam eles do Brasil ou de outros países) e chegou em vice no mais recente, ocorrido em Osasco (SP), de 20 a 22 de abril de 2012. Neste o campeão foi o Grande Mestre (GM) José Fernando Cubas, do Paraguai.

No xadrez existem três titulações internacionais de maestria. A primeira é Mestre Fide, grafado como MF, que significa “Mestre da Federação Internacional de Xadrez” (Fédération Internationale des Échecs – Fide, em francês). Yago já possuía o título de MF desde 2009.
A segunda titulação internacional, que representa uma evolução em relação ao MF, é a de Mestre Internacional (MI). Até agora não havia nenhum MI em atuação no Nordeste; Yago é o primeiro. A terceira titulação internacional é a de Grande Mestre (GM), o topo da carreira. Em tod o o Brasil existem apenas 10 GMs.
Os títulos não são cumulativos. Assim, ao tornar-se MI automaticamente o jogador deixa de ser MF –  é o caso de Yago: como virou MI, ele deixa de ser MF.