foto1

Dia Estadual das Quebradeiras de Coco do Piauí

O governador Wellington Dias (PT) sancionou dia 16 de agosto de 2015  a Lei 6.669 que institui o Dia Estadual das Quebradeiras de Coco Babaçu no Piauí. De acordo com a nova lei, a data será celebrada anualmente no dia 24 de setembro em todo o território do estado.

A proposição para instituir a data foi de autoria do deputado Francisco Limma (PT) que assim justificou: “É um reconhecimento para uma categoria que já foi muito importante para o estado, onde esse tipo de extrativismo sempre esteve presente. A criação dessa data é uma forma de chamar a atenção para a importância dessa atividade e de termos um dia especial voltado para se discutir o trabalho das quebradeiras”, disse o secretário.

História de Silvânia se mistura com a do babaçu (Foto: Washington Bezerra)

Quebradeira de coco babaçu, Piauí

O Piauí é o segundo maior produtor de coco babaçu do Brasil, ficando atrás apenas do Maranhão em área produtiva. Em 2015, estimava-se que existam cerca de 50 mil mulheres quebradeiras de coco no Piauí.

Fonte: G1 Piauí

Você pode ajudar a Enciclopédia Nordeste a expandir este texto nos enviando fotos, ilustrações e informações para contato@onordeste.com

Deixe seu comentário!