Resultado de imagem para andré fufuca

André Fufuca médico e político

André Luiz de Carvalho Ribeiro, mais conhecido como André Fufuca (Santa Inês, Maranhão, 27 de agosto de 1989) é médico e político.

De família tradicional na política, André Luiz de Carvalho Ribeiro herdou o apelido do pai, Fufuca Dantas (Fufuca é uma derivação de Francisco), que é prefeito de Alto Alegre do Pindaré. Por isso, no Maranhão, o Fufuca deputado é chamado de Fufuquinha.

Fufuca gosta de contar que nasceu prematuro, com sete meses. Aos 21 anos, ainda estudante de Medicina, ele se tornou o deputado estadual mais jovem do País, eleito pelo PSDB. Em 2014, foi eleito deputado federal pelo PEN, com 56.879 votos. Em 2016, trocou o PEN pelo PP.

Embora tenham ligações históricas, as famílias dos Fufuca e os Sarney andam com a relação estremecida. Fufuca tem tentado uma aproximação com o atual governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B).

Deputado estadual (2011-2015)

Eleito em 2010 com apenas 21 anos pelo PSDB, enquanto ainda cursava medicina, André Fufuca se tornou naquele ano o deputado estadual mais jovem do Brasil.

Durante o mandato de deputado estadual, André Fufuca presidiu a Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional (em que ganhou notoriedade pela defesa do municipalismo) e Comissão de Saúde.

Deputado federal (2015-2017)

Em 2014, André Fufuca se elegeu deputado federal pelo PEN, obtendo 56.879 votos.

Já no primeiro ano de mandato, assumiu a relatoria da CPI da Máfia das Órteses e Próteses no Brasil.

No segundo ano de mandato, tornou-se o mais jovem coordenador de bancada da história do Brasil.

Em 06 de maio de 2015, votou a favor do texto-base da MP 665, que endurecia as regras de seguro-desemprego e abono salarial.

Em 17 de abril de 2016, votou a favor da abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Em 14 de junho de 2016, apoiou o Deputado Eduardo Cunha votando contra a sua cassação no comitê de ética da Câmara dos Deputados.

Vice-presidente da Câmara dos Deputados

Em 2 de fevereiro de 2017, foi eleito 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Fontes: Wikipédia; O Estado de São Paulo

Você pode ajudar a Enciclopédia Nordeste a expandir este texto nos enviando fotos, ilustrações e informações para contato@onordeste.com

Deixe seu comentário!