O NORDESTE / Enciclopédia Nordeste / Zé Lezin da Paraíba

Pesquisar em ordem alfabética

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Y X Z
  • Z

Zé Lezin da Paraíba

  • Tamanho da letra

    Diminuir o tamanho da letraAumentar o tamanho da letra
  • Imprimir

    Imprimir
  • Enviar por e-mail

    Enviar por e-mail
Voltar
Zé Lezin da Paraíba

Nairon Oseas Alves Barreto, conhecido como Zé Lezin ou Zé Paraíba (João Pessoa, 6 de agosto de 1959).

Ele é mais conhecido como Zé Lezin ou Zé Paraíba, mas seu verdadeiro nome é Nairon Barreto e ele tem incorporado em seu personagem todos os trejeitos, sotaques e a malícia do matuto paraibano.

Há quase vinte anos divertindo e provocando platéias, Zé Paraíba já conquistou o Brasil e faz sucesso de norte ao sul.

Não há quem já não tenha ouvido uma de suas piadas ou que não o reconheça. Ele já era famoso quando entrou para o quadro de artistas Rede Globo de Televisão, mas a popularidade desse pessoense cresceu ainda mais. Hoje ele faz mais shows no sul e sudeste do que no Nordeste.

Paraiba.com.br - Como é ter uma carreira nacional e ainda morar na Paraíba?
Nairon Barreto -
Na verdade eu tenho um endereço onde eu recebo as minhas correspondências aqui em João Pessoa, mas um artista deve estar onde o público chama, então, as vezes, em saio daqui numa segunda-feira e só volto na outra. Se o artista quiser crescer tem que ser assim.

Paraiba.com.br - Então o Zé Lezin não seria tão importante se você ficasse só na Paraíba?
Nairon Barreto -
Não seria. A base do meu trabalho foi feita na Paraíba, mas eu não acredito que um artista possa crescer ficando só no seu próprio estado. Ainda mais num estado como o nosso que tem algumas carências e não é um estado rico. Além disso, o artista precisa buscar novos horizontes, é uma forma de reconhecimento muito maior quando se faz sucesso em outros estados. Em casa, o seu amigo não sabe te criticar. É preciso ir em busca do sucesso em outros lugares para confirmar, para você ter certeza que o teu trabalho é bom.

Paraiba.com.br - Você tem uma boa relação com a Paraíba?
Nairon Barreto -
A minha relação com a Paraíba é uma relação de amor. A Paraíba é a minha terra, foi aqui que eu nasci, cresci, estudei, me formei, onde eu colecionei amigos... enfim é a minha terra, eu amo isso aqui. Aqui nós temos uma cultura popular que emana das pessoas... isso é muito bom.

Paraiba.com.br - Como a cultura paraibana infuencia a nacional?
Nairon Barreto -
Essa influencia existe, mas nós ainda sofremos mais influencia do que influenciamos. Boa parte dos nordestinos ainda tem preconceitos com eles próprios, acham que o que vem do sudeste é melhor. Tem gente que compra uma passagem da Itapemirim (empresa de ônibus que faz o trajeto Paraíba-São Paulo) e já sai chiando do guichê. Os nossos radialistas falam chiando como se fossem cariocas. E eu acho que o nosso sotaque, nosso jeito de falar é o nosso cartão de visitas, é através dele que nós mostramos que somos nordestinos. A cultura nordestina é muito forte e exerce influencia no Brasil todo, nós temos nordestinos em todos os lugares. Imagine se não existisse os artistas nordestinos, o país seria muito triste. Nós temos grandes artistas nas artes cênicas, artes plásticas, na música, na dança...

Paraiba.com.br - Como surgiu o seu personagem?
Nairon Barreto -
O Zé Paraíba surgiu há quase vinte anos. Ele surgiu porque eu participava de um grupo de dança folclórica e nos intervalos, entre um número e outro, eu ficava no palco contando causos matutos para a platéia não ficar entediada enquanto esperava. Com o passar do tempo as pessoas foram gostando dos causos e das piadas e os intervalos foram ganhando importância e cresceu tanto que eu fiquei maior que o show de dança.

Depois disso eu comecei a me apresentar em barzinhos, como a maioria dos artistas começam, depois no teatro pelo Brasil todo e aí ganhou a dimensão que tem hoje. Eu faço mais shows fora do nordeste do que por aqui.

(...)

Fonte: www.paraiba.com.br

Fotos de Zé Lezin da Paraíba

Palavras-chave: Nordeste