O NORDESTE / Enciclopédia Nordeste / São João, Pernambuco

Pesquisar em ordem alfabética

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R ST U V W Y X Z
  • S

São João, Pernambuco

  • Tamanho da letra

    Diminuir o tamanho da letraAumentar o tamanho da letra
  • Imprimir

    Imprimir
  • Enviar por e-mail

    Enviar por e-mail
Voltar
Santuário de Santa Quitéria das Freixeiras, São João, Pernambuco
Estação Ferroviária de São João, Pernambuco

A Fazenda Burgos, do sr. Manoel da Cruz Vilela, está no nascedouro de São João, município de Pernambuco, em data imprecisa.

Existe, porém, na Prefeitura de Garanhuns, um termo, lavrado em 1855, que designa São João como seu quarto distrito.

Sabe-se que em 1887, o povoado tomou impulso com a inauguração da estação da Estrada de Ferro Sul de Pernambuco.

São João alcançou a emancipação pela lei estadual 3.280, de 25/11/1958.

A construção de uma capela dedicada a São João terminou por mudar o nome da fazenda e inspirar o topônimo do povoado.

Existem 36 cidades com o nome do santo no Brasil, incluindo as que acrescentam algum locativo, como São João da Barra, São João do Piauí, São João do Meriti, da Boa Vista etc. A maioria refere-se a São João Batista, celebrizado no imaginário popular vestido de pele de ovelha, posando ao lado de um carneirinho às margens do rio Jordão em que batizou Jesus Cristo.

Dados gerais

Gentílico: são-joanense.

Área: 244 quilômetros quadrados.

Região: Agreste Meridional.

Localização: Distante 234 quilômetros da capital, Recife.

Fonte: "Pernambucânia: o que há nos nomes das nossas cidades", Homero Fonseca, Recife, Companhia Editora de Pernambuco - CEPE, 2006.

São João encontra-se nos domínios da bacia hidrográfica do rio Mundaú e tem como principais tributários o Rio Inhaúma e os riachos do Papagaio, Volta do Rio, de Dentro, do Tamborim e Mocambo, todos de regime intermitente. Conta ainda com os recursos do açude Municipal.
 
O município de São João se distancia da capital 236km, através da PE 177, asfaltada. Distancia-se a 16km de Garanhuns, 12km de Angelim, 24km de Jupi e 31 km de Palmeirina, municípios com os quais faz fronteira. O percurso é feito por estradas asfaltadas e de barro.

Fonte: Wikipédia.

Atrativos do município

SANTUÁRIO DE SANTA QUITÉRIA

Vocacionado para o turismo religioso, São João apresenta como destaque o Santuário de Santa Quitéria das Freixeiras, um grande centro de romarias e depositório do maior acervo de ex-votos de Pernambuco.

O Santuário de Santa Quitéria das Freixeiras pertence a uma família proprietária da área. A Igreja Católica não administra o santuário. Este impasse é algo pitoresco na região que já foi até a apreciação do judiciário. A igreja  abandonou o caso, mas a romaria continua de forma intensa, especialmente no mês de setembro quando o dia da santa no calendário católico é no dia 22 de maio.

Atrativos complementares

Como atrativos complementares, a Cachoeira dos Carvalhos, a bica do Sítio Matão, o Açude Público (área de lazer da população), o Mirante do Cruzeiro, a Casa de Farinha do Sítio Gambelo e a atividade artesanal com trabalhos em couro, palha e cipó, além de bordados e colchas de retalho - interessante conhecer a Cooperativa Artesanal da Irmã Teresa.

Os principais eventos registrados no município são a Festa de Santa Quitéria (30 de agosto a 8 de setembro - ponto culminante das romarias); a Festa de São João, padroeiro do município, e a Corrida da Fogueira (prova de pedestrianismo) - as duas últimas em junho.

Fonte: "Anuário dos Municípios Pernambucanos 2011", Associação Municipalista de Pernambuco.

Palavras-chave: Pernambuco