O NORDESTE / Enciclopédia Nordeste / Jazz Band Acadêmica

Pesquisar em ordem alfabética

A B C D E F G H I JK L M N O P Q R S T U V W Y X Z
  • J

Jeová Franklin

  • Tamanho da letra

    Diminuir o tamanho da letraAumentar o tamanho da letra
  • Imprimir

    Imprimir
  • Enviar por e-mail

    Enviar por e-mail
Voltar
Jeová Franklin, jornalista, pesquisador e colecionador de xilogravuras

Jeová Franklin nasceu na Bahia e fez jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco, com mestrado em Comunicação Social e curso de especialização no Ciespal, Equador.

Primeiro lugar nos concursos para Técnico em Comunicação Social do Banco do Nordeste e em Jornalismo no Senado Federal.

Tem coleção de xilogravuras, com mais de 6 mil peças digitalizadas.

Professor da Universidade Estadual do Ceará. Publicou o livro Cem anos da xilogravura popular no Cordel (2007) pela LGE e ensaios sobre Xilogravura Nordestina, em livro editado pelo Banco do Nordeste em 1982 e em J.Borges por J.Borges, editado pela UnB. Publicou também a apresentação e a seleção dos textos de J.Borges editado pela Hedra, Senhora Minha Madrinha além das cartilhas de arte popular Literatura de Cordel e Xilogravura Nordestina editados pela Livro Artesanal,. São do mesmo autor monografias sobre municípios nordestinos editadas pelo Banco do Nordeste e contos editados pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Niterói, Clube do Livro, Concurso Literário da Capef, Concurso Luiz Vilela,e também em Todas Gerações, editado pela LGE.

QUEM É JEOVÁ FRANKLIN DE QUEIROZ?

EDIZIO MENDONÇA

Nasceu em Seabra, Estado da Bahia, aos 24 de janeiro de 1941, filho de Marcionílio Franklin de Queiroz e de D. Ana de Paula Pinheiro Queiroz (Donana).
Fez jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco, fez mestrado em comunicação social na Universidade de Brasília. Fez curso de especialização em comunicação no Ciespal - Equador.
Trabalhou no "Jornal do Comércio" e no "Diário de Pernambuco", no Recife e na "Revista Interior", em Brasília.

Primeiro lugar nos concursos para técnico em comunicação social no Banco do Nordeste e em jornalismo, no Senado Federal.    Professor da Universidade Estadual do Ceará.

Fez as reportagens "O Sertão só se Informa bem com a Literatura de Cordel" e "A Via Sacra da Gravura Sertaneja", para a "Revista Interior", do Ministério do Interior. Teve crônicas e contos de sua autoria, premiadas em diversos concursos literários. Faz parte do site "Clube Amigos das Letras", entre outros.

Trabalhou como bancário no Banco do Nordeste e trabalhou no Senado Federal; como analista legislativo - especialidade comunicação social.

É jornalista, escritor e pesquisador.

        
Autor dos livros "Xilogravura Popular na Literatura de Cordel "-LGE Editora -Brasília- DF-2007, "Dupla Face de Pedra"- Thesourus Editora de Brasília-DF -2008; "Senhora Minha Madrinha"-livro artesanal-Brasilia-DF-2003; " A Literatura de Cordel"- Coleção Cartilha da Cultura Popular n.02 - Brasília- DF-2008; " Cem Anos de Xilogravura Popular na Literatura de Cordel'-pela LGE- Brasília-DF- 2007 e "A Xilogravura Nordestina"- Coleção Cartilha da Cultura Popular-Lar Nº01-Livro Artesanal- Brasília- DF-2002.
        
Ensaios sobre Xilogravura Nordestina, livro editado pelo Banco do Nordeste-1982, e pela V. Borges- UNB-2006.
        
Publicou também a apresentação    e a seleção dos textos para a biografia de José Francisco Borges (Hedra-2006); Cartilhas de Arte Popular, monografias sobre municípios nordestinos editadas pelo Banco do Nordeste,contos editados por varias antologias, inclusive pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Niterói-RJ e "Todas Gerações", pela LGE em Brasília.
        
''Vê no espaço da ilustração que Jeová Franklin mostra o quanto é versátil e engenhoso,emprega a xilogravura, típica do cordel, em obra que e mescla transversalmente o erudito com o popular, o resultado é uma experiência formidável, surpreendente, de simbiose artística bastante oportuna e atual." (Jarbas Junior).
        
Jeová Franklin, hoje dedica a colecionar xilogravura, já tendo mais de seis mil peças digitalizadas. Atualmente está aposentado e reside em Brasília-DF.

Publicado no site: O Melhor da Web em 17/08/2009
Código do Texto: 36899

Siga www.onordeste.com pelo Twitter

Palavras-chave: