O NORDESTE / Enciclopédia Nordeste / Fabiana Karla

Pesquisar em ordem alfabética

A B C D E FG H I J K L M N O P Q R S T U V W Y X Z
  • F

Fabiana Karla

  • Tamanho da letra

    Diminuir o tamanho da letraAumentar o tamanho da letra
  • Imprimir

    Imprimir
  • Enviar por e-mail

    Enviar por e-mail
Voltar
Fabiana Karla

Fabiana Karla Simões Barbosa (Recife, 30 de outubro de 1975) é uma atriz e comediante.

Iniciou sua carreira na TV quando foi convidada para viver o papel da fofoqueira e carismática Célia, empregada da "Lorena" (personagem da atriz Suzana Vieira na novela "Mulheres Apaixonadas", escrita por Manoel Carlos), com a qual conseguia boas tiradas.

Versátil, Fabiana provou que não tem limitações quando participou do quadro "Dança dos Famosos" no programa Domingão do Faustão. Aliás, a atriz que além de dançar também canta muito bem, atribui sua projeção como artista a este quadro, já que antes era conhecida apenas por seus personagens.

Antes disso a atriz já havia passado por outros programas da emissora Globo, como "Linha Direta", "A Grande Família" e "Zorra Total", no qual interpreta atualmente a nutricionista da "Dieta da água na boca", "Dra. Lorca", que vive dizendo o que "Pode" e o que "Não Pode!" Neste mesmo programa Fabiana ainda animou muitas noites de sábado com a sua personagem "Gislaine", uma Personal Trainer para novos pobres, fazendo o bordão "Isso não te pertence mais" que caiu na boca do povo assim como "Desenrola carretel!", bordão do seu outro personagem, a "D. Lucicreide", o qual ela criou aos 15 anos e lhe rendeu o prêmio de melhor atriz no Festival Arteviva, em 1991, na sua cidade natal, Recife.

Fabiana é uma atriz completa. Em 2003 atuou em "Marina", seu primeiro curta-metragem, dirigido pela diretora e produtora Isabel Diegues. Depois vieram os filmes "A Máquina" (2006), no qual viveu, a convite do roteirista João Falcão, a D. Nazaré, mãe do protagonista que pontua a trama; "Trair e coçar e só começar" (2006), uma adaptação da peça teatral de mesmo nome escrita por Marcos Caruso, dirigido por Moacyr Góes; e "Xuxa Gêmeas" (2006), filme protagonizado pela eterna "Rainha dos Baixinhos", Xuxa Meneghel, e dirigido por Jorge Fernando.

No teatro, onde a atriz arriscou seus primeiros passos como artista, Fabiana fez sua estréia aos 14 anos com espetáculos amadores. Aos 16 iniciou sua carreira com convites para atuar nos palcos de Recife, onde rapidamente criou fama. Nos palcos cariocas Fabiana estreou com "João e Maria, uma história brasileira", peça infantil de Marcello Caridade. Em seguida a atriz atuou no show de humor "G.A.F - Grupo de assuntos frívolos", com direção de Edu Ribeiro, na Casa do Riso, e no espetáculo "Hoje me chamo Dinorá!" Uma adaptação de Maria Carmem Barbosa do original de Janete Clair, com temporadas em SP (Teatro Imprensa) e no Rio de Janeiro (Maison De France).

Atualmente Fabiana se dedica ao espetáculo adulto intitulado "Balaio de Gatos" escrito por Bia Montez e Fátima Valença. A peça viajou para os Estados Unidos, com apresentações em Newark, Miami, New York, Atlanta, Filadélfia dentre outras cidades. Agora, o espetáculo viaja pelo Brasil.

Por Roberto Messias Ferreira

Fonte: fabianakarla

Siga www.onordeste.com pelo Twitter

FABIANA KARLA

Palavras-chave: Nordeste