O NORDESTE / Enciclopédia Nordeste / Daniela Mercury

Pesquisar em ordem alfabética

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Y X Z
  • M

Daniela Mercury

  • Tamanho da letra

    Diminuir o tamanho da letraAumentar o tamanho da letra
  • Imprimir

    Imprimir
  • Enviar por e-mail

    Enviar por e-mail
Voltar
Daniela Mercury

Daniela Mercuri de Almeida nasceu em Salvador, no estado da Bahia, no dia 28 de julho de 1965 e desde os oito anos de idade estabeleceu um vínculo com a arte, quando começou a freqüentar as aulas de dança, ministradas por Ângela Dantas ("Tia Ângela"), na escola Ana Nery.

Sua vida sempre foi influenciada pela cultura de sua cidade. Com 16 anos iniciou sua carreira de cantora, começando a cantar nos bares de Salvador, e com 18 anos iniciou o curso de licenciatura na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia.

Filha de Liliana Mercuri, assistente social, descendente de italianos e de Antônio Fernando de Abreu Ferreira de Almeida, português que se radicou no Brasil a partir dos 11 anos de idade e que se tornou mecânico industrial, Daniela passou a infância numa casa com jardim e quintal numa rua tranqüila do bairro de Brotas, com seus quatro irmãos: Tom, Cristiana, Vânia e Marcos. A vida de classe média foi levada entre o gosto pelas brincadeiras e pela arte e a responsabilidade nos estudos.

Artista, cidadã e mãe de Gabriel e Giovana, Daniela tem a inquietação como uma de suas principais características, que influenciou e influencia todo seu trabalho, em que é notório o elemento antropofágico.

Daniela é uma cantora que, além dos cuidados com a voz, supervisiona arranjos, pesquisa timbres e valoriza o conceito de cada trabalho. O samba-reggae foi uma escolha e reflete a influência que a cidade do Salvador e sua cultura exercem na vida e carreira de Daniela Mercury. Porém, não há limites para a artista que não se inibe ao mesclar samba-reggae com música eletrônica.

Cidadã pós-moderna, ciente e comprometida com seu papel social, Daniela possui seu próprio Instituto - Instituto Cultura Sol da Liberdade; é Embaixadora do UNICEF e da Fundação Ayrton Senna, além de colaborar com Campanhas de interesse público, principalmente, voltadas para crianças e adolescentes.

Com doze CDs gravados e cinco DVDs, Daniela Mercury é hoje a cantora brasileira com maior respaldo internacional, com 19 anos de carreira e 13 anos de turnês fora do Brasil.

Daniela não economiza nas formas de se comunicar, faz isso através do canto, dos seus discursos sempre pertinentes, da dança, de sua energia inigualável que a mantém em cima de um trio elétrico por quatro dias consecutivos, sete horas diárias e ininterruptas, durante o carnaval de Salvador, que entrou para o Guiness Book como a maior festa de participação popular do mundo.
E assim, ela continua perseguindo seu sonho de ver o mundo sambar.

Fonte: danielamercury

Siga www.onordeste.com pelo Twitter

Fotos de Daniela Mercury

Palavras-chave: Nordeste