O NORDESTE / Enciclopédia Nordeste / Caretas do Carnaval

Pesquisar em ordem alfabética

A B CD E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Y X Z
  • C

Caretas do Carnaval, Carnaval de Pernambuco

  • Tamanho da letra

    Diminuir o tamanho da letraAumentar o tamanho da letra
  • Imprimir

    Imprimir
  • Enviar por e-mail

    Enviar por e-mail
Voltar
Caretas, Triunfo, Pernambuco
Caretas do Carnaval de Pernambuco

Por: O Nordeste.com

Os traços mal-humorados das fantasias dos caretas chegam a enganar os turistas mais desavisados. Mas, apesar das caras amarradas, a folia de Triunfo é marcada por animação e festa. Divididos em grupos chamados de trecas, cada uma com seu líder, como o sapateiro João Correinha e Ronaldo BB, os caretas são os principais personagens do carnaval triunfense há quase 90 anos.

Os caretas são figuras satíricas que transformam o carnaval de Triunfo em um dos mais irreverentes do Estado. Segundo alguns estudiosos, a origem da festividade não faz parte do período carnavalesco, mas do Natal, quando dois Mateus de um reisado, em 1917, embriagaram-se durante a apresentação e foram proibidos de participar da manifestação. Inconformados, eles vagaram fantasiados pelo município, fazendo barulho com um chocalho e inaugurando a brincadeira.

Nos primórdios do folguedo, os brincantes desciam do Alto da Boa Vista, trajando roupas escuras, estalando seus relhos (chicotes com ponteiras) e assustando os moradores, além de rivalizarem com outras trecas.
No início os caretas eram formados apenas por homens, com o tempo houve a inserção das mulheres na manifestação.

Comparados aos papangus de Bezerros, eles também se fantasiam da cabeça aos pés, com máscaras feitas de papel, grude e amido de mandioca, que são confeccionadas em oficinas de máscaras de papel, chapéu de palha, o relho ou chicote, e a tabuleta, placa em que são escritas frases satíricas como as típicas de pára-choques de caminhão. Todo ano, os melhores caretas são premiados, por isso, as fantasias tentam se tornar mais criativas e caprichosas.

Hoje, Os Caretas são reconhecidos como patrimônio cultural de Triunfo e tornaram-se símbolo da cidade.

Siga www.onordeste.com pelo Twitter

CARETAS DE CARNAVAL

Palavras-chave: Pernambuco, Nordeste, Carnaval