O NORDESTE / Enciclopédia Nordeste / Cachoeira de Paulo Afonso, Bahia/Alagoas

Pesquisar em ordem alfabética

A B CD E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Y X Z
  • C

Cachoeira de Paulo Afonso, Bahia/Alagoas

  • Tamanho da letra

    Diminuir o tamanho da letraAumentar o tamanho da letra
  • Imprimir

    Imprimir
  • Enviar por e-mail

    Enviar por e-mail
Voltar
Aquarela sobre papel de Cícero Dias, 1931.
Canyon
Cachoeira de Paulo Afonso

É formado por um vale profundo, escavado na rocha. As encostas apresentam-se com diversas formas de relevo formadas pela ação erosiva da água e dos ventos. O Canyon pode ser apreciado de inúmeros locais com destaque para a vista a partir da Ponte Metálica que liga os Estados da Bahia e Alagoas na BR-110.

O local é uma parte alta do Vale, que se inicia no lago Moxotó, a partir da Cachoeira de Paulo Afonso, e vai até as proximidades da cidade de Piranhas, em Alagoas. O canyon apresenta profundidades variadas que vão de 30 até 170 metros, extensão de 65 quilômetros (sendo considerado o maior canyon navegável do mundo) e largura também variável, entre 50 e 330 metros.

O canyon do Rio São Francisco, pode ser apreciado em inesquecível passeio de catamarã, com locais para banhos e mergulhos. No Canyon são praticadas diversas modalidades de esportes de ação, como: rappel, tirolesa, canyoning, escalada e outros.

Cachoeira de Paulo Afonso
A Cachoeira de Paulo Afonso é formada por diversas quedas ;água que se espalham pela rocha granítica, recortada em plataformas assemelhando-se a imensos degraus. O abundante volume de água cai sobre os "degraus" formando imensas áreas de espumas muito brancas que descem pela rocha a uma altura de aproximadamente 80 metros.

Dentre as inúmeras quedas ;água destaca-se a do "Véu da Noiva". Com a construção das Usinas, as águas que formam a cachoeira foram represadas, permanecendo apenas um pequeno volume, o que permite observar melhor o belo conjunto de rochas polidas pelas águas durante milhares de anos. Em épocas programadas, as comportas da barragem são abertas num espetáculo de impressionante beleza. O acesso só é permitido com acompanhamento de guias.

Mirante da Cachoeira Localizado na Ilha do Urubu, o mirante possui uma grande área verde, com jardins ornamentais e diversas pontes transpondo canyons e corredeiras. Num dos jardins está a estátua do poeta Castro Alves, em bronze, bem como, uma estrofe de seu poema em homenagem à Cachoeira, "Espumas Flutuantes".

Outra placa de bronze homenageia a visita de D. Pedro II, em 1859. A área possui um bar construído em estilo rústico, sob uma torre de transmissão. Do mirante avista-se a primeira usina hidrelétrica do Nordeste, construída por Delmiro Gouveia em 1913, a "Angiquinho". À esquerda estão as belas quedas d'água da Cachoeira de Paulo Afonso, com aproximadamente 100 metros de altura apreciadas apenas em épocas programadas, quando as comportas da barragem são abertas.

Bondinho

Bonde aéreo com capacidade para oito pessoas. Situado a cerca de 80 metros de altura, o bondinho percorre uma extensão de 360 metros, ligando a cidade de Paulo Afonso, localizada na margem direita do Rio São Francisco, ao município de Delmiro Gouveia, em Alagoas, localizado na outra margem.

Durante o trajeto tem-se uma visão da Cachoeira de Paulo Afonso, das Tomadas de Água das Usinas PA I, II e III, dos Vertedouros da Usina PA IV e da Ponte Metálica que liga os Estados de Bahia e Alagoas (uso exclusivo da CHESF), bem como da furna do Morcego (esconderijo do Cangaceiro Lampião) e do Salto do Croatá.

O teleférico funciona todos os dias, no horário das 8 às 17h. Durante o Eco Esportes Radicais é praticado rappel no bondinho, por equipes especializadas.

Prainha

Em seu entorno existe amplo estacionamento com uma boa arborização, além de 16 quiosques (bares) que oferecem comidas típicas, peixes, moluscos e crustáceos. Possui também quadra poliesportiva, pedalinhos, aluguel de lanchas e banana-boat.

A praia tem extensão de aproximadamente dois quilômetros. É propícia para banho e esportes náuticos, onde são realizados campeonatos de prancha a vela e jet ski. Possui marina para ancoragem de embarcações.

Fonte: Pe360graus

Siga www.onordeste.com pelo Twitter

Palavras-chave: Nordeste