O NORDESTE / Enciclopédia Nordeste / Aves da Caatinga, resumo do livro

Pesquisar em ordem alfabética

AB C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Y X Z
  • A

Aves da Caatinga, resumo do livro

  • Tamanho da letra

    Diminuir o tamanho da letraAumentar o tamanho da letra
  • Imprimir

    Imprimir
  • Enviar por e-mail

    Enviar por e-mail
Voltar
Aves da Caatinga
Ave da Caatinga Acauã

Este Guia foi concebido tanto para estudiosos e observadores de aves como para pessoas interessadas no contato com a natureza.

Ele apresenta a Caatinga e importantes aspectos sobre sua diversidade. Como a obra pretende estimular a observação de aves no seu ambiente natural, oferecemos informações básicas sobre cada espécie, ilustrações, detalhes e uma relação de áreas protegidas.

Nos últimos anos um grupo de estudiosos e pesquisadores cumpriu uma intensa rotina pelo coração da Caatinga, região semi-árida ainda pouco estudada e conhecida do sertão brasileiro.

O trabalho deste grupo resultou nesta publicação. Ela apresenta a Caatinga, suas principais características e importantes aspectos da sua biodiversidade. As aves apresentadas são divididas por capítulos, com base no habitat característico onde as principais espécies da avifauna da Caatinga podem ser avistadas.

As 242 espécies de aves ilustradas nesta publicação foram observadas na Caatinga por, pelo menos, três autores - critério científico utilizado  para atestar a existência de determinada espécie numa região. A lista completa das aves da Caatinga que não respeitam este padrão, porém, é mais ampla.

Segundo observações, 460 espécies já foram registradas neste bioma, que é como denominamos os grandes ecossistemas terrestres. É um número impressionante, principalmente por mostrar a riqueza de sua avifauna e a diversidade biológica neste ambiente que a maioria das pessoas têm como sendo seco, pobre e inóspito.

Pretendemos, assim, estimular a observação de aves na natureza e, em especial, em áreas protegidas e também despertar um maior interesse na preservação da Caatinga mostrando parte da sua riqueza natural. As aves, nesta publicação, foram escolhidas como embaixadores da diversidade biológica deste ambiente.

Fonte: Aves da Caatinga, István Major, Luís Gonzaga Sales Jr. e Rodrigo Castro, Edições Demócrito Rocha/Associação Caatinga, Fortaleza, 2004.

Para saber mais:

http://pt.slideshare.net/verasouto/sumario-avesdacaatinga

Palavras-chave: