Pesquisar em todos os Blogs
Voltar

02.03.2010

Blog do Castanha está no Blogger PE

  • Tamanho da letra

    Diminuir o tamanho da letraAumentar o tamanho da letra
  • Imprimir

    Imprimir
  • Enviar por e-mail

    Enviar por e-mail
  • 3 Comentários

    Comentários

Cláudio Castanha, editor do Blog do Castanha, em Gravatá, acaba de confirmar sua participação no Blogger PE - I Encontro de Produtores de Conteúdo para Mídia Digital que será realizado no próximo dia 13 de março.

www.onordeste.com - Quando começou a atuar na área de comunicação?
CLÁUDIO CASTANHA - No jornalismo, no inicio dos anos 70, antes mesmo de cursar a faculdade de 1975 -1978. trabalhei em assessoria de Imprensa (Ocepe, Projeto Sertanejo, URB -Recife, Projeto Rondon, etc). Em 1986 repórter de economia do Diário de Pernambuco, 1989/1995  repórter de economia, repórter especial e editor de agropecuária do Jornal do Commercio, De 1995 a 2002, Diário de Pernambuco com projetos empresariais de agropecuária, sub-editor de editoria Nacional. De 2002 a 2010 editor de jornais, dentre ele o VIVA GRAVATÀ (e outros em Aldeia, Vitória de Santo Antão, Pesqueira, Arcoverde, Serra Talhada, dentre outros).

www.onordeste.com
- Quando surgiu a idéia do Blog do Castanha?
CLÁUDIO CASTANHA
- Em junho de 2008, um ano eleitoral, diante da necessidade de se criar um veículo de mídia que atingisse a população de Gravatá, que, de acordo com pesquisas, tinha muito freqüência nas lan house locais. Tinha um incentivador, o dono de um provedor local. Quando ele entendeu que o BLOG, por praticar um jornalismo independente, contrariava seus ideais políticos, simplesmente tirou-o do ar. Tudo estava vinculado ao provedor. Saí para luta e registrei o meu próprio blog.com em 18 de agosto de 2008. Nesse período eleitoral fomos processados no TRE 6 vezes, fora outras denúncias em delegacias (TCO) e Policia Federal. Não deu em nada, prevaleceu a competência profissional e seriedade do jornalismo que praticamos no blogdocastanha.com

www.onordeste.com
- Qual a importância da Internet na comunicação local?
CLÁUDIO CASTANHA
- Muito grande e importante. O blog movimentou muito a população local e tirou muita gente daqueles murais de recados (onde se faz muita fofoca com a garantia do anonimato) para o jornalismo sério e corajoso, além de ter criado leitores cativos que diariamente acessam o blog. Vale destacar também que blogs como o de Magno Martins e de Jamildo Melo, ajudaram muito na formação destes leitores cativos.

www.onordeste.com
- Qual a audiência do seu blog?
CLÁUDIO CASTANHA
- Nossos registros (aquele marcador visível na página que todo mundo pode conferir) acusam uma freqüência média de 1,000 visitas / dia. Já chegamos a 4.000 acessos /dia em certas coberturas jornalísticas on line de grande interesse da população, que realizamos. Estamos perto da marca de 500.000 (meio milhão) acessos em 1 ano e seis meses de atividades.

www.onordeste.com
- Como a internet tem contribuído para divulgar a cidade de Gravatá?
CLÁUDIO CASTANHA
- De várias maneiras. No Google são muitas as referencias especialmente nas reservas de hotéis, ofertas de mercado imobiliário e de aluguéis de casa, venda de cavalos e outros projetos e serviços, já que Gravatá é uma cidade turística, com cerca de 18.000 imóveis de turistas residentes (os nativos somam 29 mil residências de acordo com o IBGE e registros de IPTU). Por conta dessas ofertas, existem muitos sites, blogs e páginas na internet a disposição do público.  Os 1000 acessos diários do blogdocastanha, cerca de 25% são feitos de fora da cidade de Gravatá. Do Recife ao Sertão (temos muito acessos em Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Trunfo, e aqui pelo agreste, em Caruaru, Bezerros e Vitória de Santo Antão). Talvez a nossa trajetória profissional no jornalismo de economia e voltado para as áreas rural e da agropecuária, tenha nos tornado conhecido entre leitores do estado. O nome CLAUDIO CASTANHA, por ser fácil de lembrar, pode ter contribuído também para esta interação repórter-leitor.

www.onordeste.com
- Como analisa a importância de evento como I Blogger que pretende articular e reconhecer os trabalhos de blogueiros em Pernambuco?
CLÁUDIO CASTANHA
- Para mim, extraordinário, de suma importância. Está proposta de articulação entre os blogs e blogueiros é sempre bem vinda. Tem muita gente boa editando blogs por aí (tem os amadores também), e a troca de conhecimentos e de experiência vai ser sempre positiva e necessária. É uma boa oportunidade para analisarmos também as questões éticas desta mídia, e propormos sugestões sobre a legislação deste tipo de jornalismo. Nas questões que enfrentei na Justiça Eleitoral e Cível, a legislação que valeu foi a de Rádio e TV. Praticamente não havia jurisprudências sobre jornalismo na internet,  e as que surgiram por parte dos advogados nossos acusadores eram mera recomendações de juízes e ministros do STE, sobre casos isolados. Outras propostas devem surgir, como a criação de uma possível Associação de blogs e blogueiros, a importância do jornalista com registros, um código de ética profissional, a responsabilidade social dos profissionais e dos veículos de mídia na internet, e até um selo de qualidade (...seria?), para a aqueles que tratam os blogs como um veículo de mídia. Tudo isso, sem esquecer o lado comercial deste trabalho, uma vez que o mercado está de olhos neste conteúdo.

Siga www.onordeste.com no Twitter

Palavras-chave: BloggerPE, Blogs, O Nordeste.com

Comentários

maria jose freitas da silva
Comentou em 26/05/2011 às 14:23:51


Estou muito feliz de te encontra sou a ex. Do mestre Franklin xau fica como Deus
jackson ferraz
Comentou em 12/08/2010 às 15:53:38


oi boa tarde!!!! estou te escrevendo pra saber se vc poderia publicar essa materia?... o maior cover de michael jackson de PE jackson ferraz esta sepreparando para realizar uotra sirurgia plastica já e a terceira sirurgia que o maior cover de michael jackson de PE esta realizando para firmar seus traços ele que esta nomudo dos artestas a pouco mais de um ano esta fazendo o maior sucesso em todo o brasil ele que fez sua primeira participação em sua cidade natal (gravtá) agora esta sepreparando para morar no estado do Paraná na cidade de cianotre neste mesde setembro. o maior cover de PE jackson ferraz esta sepreparando para ir em bora de sua cidade ele a gora afirma desde quando eu estava em miha cidade não teve muitas oportunidades de mostrar meu trabalho... agora eu tenho o maior prazer de falar pra todos da minha cidade e domundo nodia 23 de novenbro eu estou indo pra losangeles fazer parte de um dos maiores eventos cover do mundo estou muito feliz com isso pra min e um sonho realizado... contato pra shows (81)9291-7675. meu site: www.jacksonferraz.webnode.com.br e meu blog:jacksonferraz.blogspotp.com. muito obrigado portudo....
Bruno Petribu
Comentou em 24/03/2010 às 20:38:55


Parabéns Castanha pelo sucesso, abraços.

Deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

URL:

Twitter:

Comentário

Voltar